A minha Lista de blogues

sábado, 23 de dezembro de 2023

O presépio

O Presépio representa a verdadeira essência do Natal: o nascimento de Jesus e nunca o dispenso nos arranjos de Natal. Tenho uma coleção de diferentes países.

Hoje em dia, faço uma seleção e coloco-os nas prateleiras dos livros, durante a época natalícia, com exceção do primeiro Presépio, que comprei em 1982 e está sempre presente (no Natal).

 América Latina 

África

Açores

Europa


O Presépio da minha infância. O Menino já não é o original. Muitas figuras perderam-se. Tenho ainda muitas ovelhas de diferentes tamanhos e alguns patos, que ficavam por cima de um espelho a imitar um lago.....O pano é ucraniano...antigamente faziam-se caminhos e grutas em papel e cobriam-se de musgo, cabrinhas, narcisos e muitas searinhas, que se deitavam de molho no principio do mês... Chamava-se lapinha e era bonito visitar as lapinhas da família e amigos.  Recordações... 
Foi a primeira vez que fui buscar este presépio antigo. Pensava que estava mais incompleto. Agora tenho de deixá-lo fora da caixa para mostrar aos netos, quando regressarem do Natal com os outros avós.

Sem comentários:

Enviar um comentário