A minha Lista de blogues

terça-feira, 9 de abril de 2024

João Abel Manta- LIVRE



Hoje fui ao Palácio Anjos em Algès ver a exposição de João Abel Manta: Livre

João Abel Manta tem 96 anos e na sua longa vida foi arquiteto, pintor, desenhador, ilustrador e cartoonista.

É o único filho dos pintores Abel Manta (1888-1982) e Clementina Carneiro de Moura (1898-1992).





Autoretrato de Clementina Carneiro de Moura com o filho, João Abel Manta, em 1930 (Wikipédia).



Preso pela Pide em 1948 (fez parte do MUD - movimento de unidade democrática- oposição à ditadura) no Forte de Caxias tornou-se um resistente contra o regime de Salazar.

Nesta exposição mostram-se alguns dos seus cartazes impressos durante o chamado PREC (1974-1975), assim como outras criações a ilustrar obras literárias e caricaturas divertidas.



Ilustração do livro de Aquilino Ribeiro Quando os Lobos Uivam (2008)


















Lembrei-me de ter lido todas as peças de Brecht para uma cadeira de Literatura Alemã na Faculdade. 





Quando estive em Gouveia há alguns anos o Museu Nacional de Arte Moderna Abel Manta naquela cidade no sopé da Serra da Estrela estava encerrado. Um dia destes tentarei visitá-lo de novo. 

Lembro-me de visitar uma galeria de arte perto do Instituto Britânico nos anos 90, que tinha um quadro fabuloso de Abel Manta (pai) sobre Lisboa e durante alguns anos dizia que se me saísse o totobola compraria essa obra. Antes conseguia visualizá-lo, agora só sei que era muito bonito e mostrava uma vista magnífica do Tejo com a sua ponte. 

Sem comentários:

Enviar um comentário