A minha Lista de blogues

quinta-feira, 23 de maio de 2013

O estilo inglês


A propriedade de Osborne, na ilha de Wight, foi comprada pela
Rainha Victoria em 1845


 

cadeira de estilo Vitoriano










A evolução do mobiliário reflete sempre a história social. O crescimento da classe média, no século XVIII, como resultado da prosperidade económica conduziu a uma procura de mobiliário. 






cadeiras Tudor





                                           mesa isabelina (século XVI)


Cadeira rainha Ana


                                                                         sideboard Georgiano
           

Thomas Chippendale, (1718-1779) filho de um marceneiro do norte de Inglaterra, foi o primeiro plebeu a ter um estilo de mobiliário com o seu nome. Antes dele os diferentes estilos recordavam as monarquias: Tudor, Isabelina,  Rainha Ana , Georgiano (e depois o Vitoriano que marcou a segunda metade do século XIX). 
George Hepplewhite (1727? – 1786) e Thomas Sheraton (1751 –1806) foram outros dois importantes nomes na história do mobiliário do século XVIII.




Cadeiras Hepplewhite na sala de jantar do iate Real Britannia.





   








Em 1754,  Chippendale publicou “The Gentleman and Cabinet-Maker´s Director”, impondo a sua versão pessoal do gosto de inspiração oriental. Além de ser um grande ebanista, também decorava interiores dando sugestões quanto aos tecidos e cor das paredes.





                          cadeiras estilo Chippendale












Os modelos ingleses tornaram-se populares em muitos países europeus, tendo-se transformado em formas de arte decorativa. A influência inglesa também se espalhou nas colónias americanas.




A adoção do nome Chippendale a peças construídas posteriormente tem, por vezes, pouco a ver com os originais. Ele tinha uma vantagem especial: usou a melhor madeira para mobiliário que alguma vez existiu- uma espécie de mogno proveniente das Caraíbas.




Estátua de Thomas Chippendale


O seu filho, Thomas Chippendale, the Younger (1749-1822) seguiu a carreira do pai. É de sua autoria a famosa cadeira Wellington que se encontra no palácio de Windsor.












Cadeira Wellington

1 comentário: