A minha Lista de blogues

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Recordando o Chile


Ontem fui à receção do dia nacional do Chile. 

Tive a oportunidade de falar, pessoalmente, com o embaixador chileno. Revelou-me que foi um exilado político neste país de 1976 a 1980, após ter estado preso 3 anos, em consequência do brutal golpe de estado militar, que derrubou o Presidente Allende e impôs o regime político ditatorial do general Pinochet. Contou que nessa época viviam aqui 50 000 exilados, uns por motivos políticos e outros económicos.



Recordámos Victor Jara, cujas canções se tornaram muito populares em Portugal, após a Revolução de 25 de Abril de 1974, cerca de um ano depois da imposição da ditadura em terras chilenas. Victor Jara foi um professor de jornalismo na Universidade do Chile. Desempenhou um papel fundamental entre os artistas chilenos, estabelecendo o movimento da Nueva Canción Chilena, que gerou uma mudança profunda na música popular do seu país, durante o governo de Salvador Allende. Logo após o golpe militar de 11 de setembro de 1973 foi preso, torturado e fuzilado.

Santiago

Palácio de La Moneda- presidência da república

As minhas memórias do Chile são, porém, muito agradáveis e já deste século (2007). A democracia plena tinha sido restaurada.
Passei três dias em Santiago e visitei a zona vinícola de Vinas del Mar.

Valparaiso

E de Valparaíso iniciei um memorável cruzeiro, que percorreu as altas e escarpadas costas chilenas e o Estreito de Magalhães e nos levou, depois, até ao Cabo Horn, Argentina, Falklands e Uruguai.













Punta Arenas







Sem comentários:

Enviar um comentário