Ontem no primeiro voo de regresso a casa (Mexico City- Panamá) li um artigo engraçado na revista The Economist, cujo tema e abordagem eram diferentes dos habituais naquela publicação. Assim e de acordo com essa história: duas irmãs adolescentes do Texas tentaram vender limonada na rua, perto das suas casas, com o fim de conseguirem dinheiro suficiente para a compra de uma prenda no Dia do Pai; porém, o negócio durou pouco tempo, porque não tinham as licenças necessárias para a venda, tão ilícita, de produtos não inspecionados. A polícia local fechou a operação com base no argumento da possível ameaça para a vida humana e a saúde pública.
Contudo, as irmãs resolverem oferecer as limonadas, pedindo uma ajuda numa caixa especialmente desenhada para o efeito, onde se lia “tips” (gorjetas). Dessa maneira conseguiram o seu objetivo, pois não estavam a vender o produto, mas sim a receber doações. De certeza que o pai ficou orgulhoso com esta história. E como diz a própria revista, foi testado o limite da imbecilidade no Texas.
Quem sabe daqui a uns anos não abrem uma loja de sumos…? Como seria esta história em Portugal? A ASAE também proibiria a venda de limonadas? O bom senso faz sempre falta…
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