A minha Lista de blogues

domingo, 13 de março de 2016

A escola de Santo Agostinho




A escola de Santo Agostinho em Caracas tem uma relevância especial no ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. Desde o ano passado, passou a estar associada ao Instituto Camões. A relação direta com esta instituição portuguesa permite que haja um reconhecimento oficial em Portugal dos conhecimentos de Português adquiridos nesse estabelecimento escolar.

Esta abertura e dedicação ao ensino, por parte desta ordem religiosa está registada desde o inicio na História de Portugal. O primeiro Português a ser canonizado foi S. Teotónio. Este padre, no remoto século XII, fundou com outros religiosos o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, adotando a regra da Ordem de Santo Agostinho.

S. Teotónio, figura religiosa relevante e muito respeitada da sua época, foi um importante conselheiro de D. Afonso Henriques. O tumúlo do primeiro rei de Portugal encontra-se precisamente no Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra. 

Para além das duas viagens que S. Teotónio fez à Terra Santa e da sua amizade com o influente S. Bernardo de Claraval conta-se o seguinte episódio: quando S. Teotónio era o principal responsável da Sé de Viseu, D. Teresa, Condessa do Condado Portucalense e mãe de D. Afonso Henriques mandou pedir a S. Teotónio para celebrar uma missa curta no dia seguinte; perante tal solicitação o futuro santo terá respondido que a missa era em honra de Alguém superior à Rainha e ela seria livre de assistir a toda a cerimónia ou não; e consta então que D. Teresa assistiu à completa celebração da cerimónia religiosa.

É também com base na escola do Colégio de Santa Cruz, em Coimbra, que o rei D. Dinis fundou os Estudos Gerais mais tarde a primeira universidade em Portugal, no ano de 1290.


1 comentário:

  1. Um belo quadro de Santo Agostinho - um Santo ligado ao ensino e um dos padroeiros dos Professores.
    Um homem que mudou a sua vida após a oração da mãe (Santa Mónica) durante anos e por ter ouvido uma homilia de um Bispo de Milão que seria mais tarde santo - Santo Ambrósio.

    ResponderEliminar