maquete dos primeiros hoteis de Varadero |
A água temperada e cristalina e a areia fina atraíram cubanos e americanos endinheirados, que construíram aí as suas casas de praia, nas décadas de 20 e 30 do século XX.
Uma das mansões, junto ao campo de golfe, pertencia à família Dupont.
Há zonas com muitas rochas e corais,
onde não se pode nadar.
No entanto fui informada que, nos últimos quatro anos, a lei tem permitido a algumas famílias comprarem as suas habitações (a prioridade é dada pela comissão de trabalhadores aos colegas, que se distinguiram no trabalho).
Durante anos, esta política de premiar os bons trabalhadores, seguida também pela União Soviética, levava muitos trabalhadores soviéticos a ganhar umas férias ao sol, em Cuba.
Depois da queda do muro de Berlim e do colapso dos regimes socialistas, que formavam a União Soviética, Cuba sofreu uma grave crise económica e teve de voltar-se para o turismo como forma de a ultrapassar e dessa maneira captar divisas.
vista do meu quarto |
Surgem assim, na década de 90, empreendimentos turísticos, na maioria multinacionais espanholas, que desenvolveram o turismo num sistema de joint ventures com entidades cubanas.
São sobretudo hotéis de quatro e cinco estrelas, oferecendo a possibilidade de um serviço com tudo incluído. Fiquei instalada num desses estabelecimentos hoteleiros e pude verificar que a iniciativa privada funciona bem mesmo num país socialista.
A "preciosidade" decorativa na cama com toalhas...e o meu chapéu.
Sem comentários:
Enviar um comentário