A minha Lista de blogues

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Rissóis da D. Veva

Hoje apeteceu-me comer rissóis de camarão. Telefonei à minha amiga D. Veva, ex vizinha, quando me casei e morava em Algés. Pedi-lhe a receita dos seus deliciosos rissóis, que comi muitas vezes, porém nunca experimentara fazê-los. Nos seus 90 anos, deu-me a receita de cor para 100 rissóis:

Massa:

2 chávenas de leite, 2 chávenas de água do consomê feito de cascas de camarão, 1 colher de sopa de manteiga, sal, casca de limão.





Ferve-se tudo. Depois junta-se 4 chávenas de farinha, até ficar uma bola. Bate-se bem. Deixa-se descansar.




                  Faz-se uma cruz à mão. 










Recheio (para massa com 2 chávenas de leite, 2 água e 4 farinha):

Molho branco feito com 2 chávenas de leite, 2 chávenas da água que cozeu o camarão, 6 colheres de sopa de farinha, noz moscada, sal, pimenta, salsa e 2 gemas de ovo. Põe-se a ferver os líquidos com um pouco de manteiga. 

À parte mistura-se um pouco do liquido com a farinha e leva-se à liquidificadora, antes de se juntar o leite e a água a ferver, evitando-se assim os grumos no creme.







Por último, junta-se os camarões (1,100 kg fresco, já descascado), passado pela frigideira com um pouco de manteiga, e a salsa. Leva-se o creme ao frigorifico antes de rechear.









Estende-se a massa com o rolo e corta-se da maneira tradicional em quarto-de-lua; e, depois, recheia-se, molha-se em ovo e pão ralado e frita-se.









Uma delícia e bom apetite!


Sem comentários:

Enviar um comentário