A minha Lista de blogues

sábado, 29 de outubro de 2016

Dia Nacional da Turquia



Hoje, dia 29 de outubro, comemora-se a proclamação da República na Turquia, em 1923. A embaixada da Turquia celebrou ontem o seu dia nacional com uma grande festa num hotel da cidade. 

Apesar de ter regressado de uma viagem com o meu marido no inicio da tarde, não podia deixar de assistir. Como já tive oportunidade de escrever e mostrar fotos em 2014, vivi nesse país de 1989 a 1993 e guardo as melhores recordações das férias passadas em família. Foram momentos muito felizes quando os meus filhos eram crianças. A minha filha fez 2 anos em Ancara e aprendeu a falar turco juntamente com inglês e português. Era uma grande trapalhada que só o irmão, três anos mais velho, conseguia traduzir...





A embaixadora neste país é uma senhora muito simpática. No seu discurso, em castelhano, anunciou que as linhas aéreas turcas vão passar a voar para este país, uma oportunidade para atrair negócios e falou da semana gastronómica na próxima semana, e para a qual estou convidada. Gosto muito de comida turca e ontem tive a oportunidade de provar alguns petiscos, uma amostra preparada por dois chefs vindos da Turquia.











































Havia uma exposição de fotografias, como esta da Mesquita Azul, ou Mesquita do Sultão Ahmed, construída entre 1609 e 1616, na bela cidade de Istambul. Está situada em frente à igreja de Santa Sofia e tem a particularidade de ter seis minaretes. Ao entrarmos na mesquita percebemos logo o porquê do seu nome pois está decorada com mais de 20000 azulejos azuis de Iznik.

Este recanto, com todo o seu dourado, fez-me lembrar a Turquia..


4 comentários:

  1. Que chique! Tambem quer algumas dessas iguarias:)

    ResponderEliminar
  2. Posso tentar fazer uns dolmas. Espero que gostes mais do que a sopa de beterraba....

    ResponderEliminar
  3. Teresa, sempre que apresentares um novo outfit devias fazer como nos blogs de moda e dizeres as lojas onde o compraste...

    ResponderEliminar
  4. Não tenho nada novo. Aqui não é o lugar apropriado para fazer compras de moda...

    ResponderEliminar