A minha Lista de blogues

domingo, 20 de novembro de 2016

O Presidente da República em Londres




Nos dias 16 e 17 de novembro, o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou Londres, onde teve diversos encontros, entre eles com a Primeira-Ministra do Reino Unido, Theresa May, em Downing Street.

Encontrou-se também com potenciais investidores, com elementos da comunidade portuguesa e visitou o ateliê da pintora Paula Rego. No final da visita oficial de dois dias, o Presidente da República encontrou-se com a Rainha Isabel II no Palácio de Buckingham.





Segundo consta em vídeo, o Presidente recordou os encontros anteriores que teve com a Rainha, o primeiro em 1957, quando era ainda criança e o segundo, em 1985, quando jantou no iate real Britannia.



A monarca, sorridente, parecia divertida com as histórias do Presidente.





As visitas dos Chefes de Estado são da responsabilidade do Protocolo de Estado (do MNE) e podem revestir-se de três modelos :

Visita de Estado, Visita Oficial e visita privada ou escala técnica. A classificação da natureza da visita compete à autoridade que convida. Segundo consta, a visita a Londres correspondeu a um desejo do Presidente de cumprimentar a Rainha, após a sua tomada de posse e "abordar a ancestralidade e importância das relações luso-britânicas, tanto a nível político-diplomático como económico, e valorizar o papel da comunidade portuguesa e luso-descendente residente no Reino Unido".

Realmente Portugal e a Inglaterra têm um relacionamento muito antigo. Na sua visita a 10 Downing Street, o Presidente teve ocasião de admirar o documento original do Tratado de Windsor de 1386, o alicerce fundamental, até aos dias de hoje, da Aliança Luso-Inglesa, cujo primeiro Pacto fora assinado, em 1372, entre os representantes do Rei D. Fernando de Portugal e os do Duque de Lencastre John of Gaunt (nasceu em Ghent, na atual Bélgica) em Tagilde, parte do Concelho de Vizela.



Alguns monarcas ingleses  





Sem comentários:

Enviar um comentário