A minha Lista de blogues

domingo, 29 de janeiro de 2017

Noticias de Portugal

Gosto muito de ler as noticias relacionadas com o meu país. Recentemente, quando estive a viajar pelo oriente recebi algumas noticias de "casa". A primeira não me surpreendeu. Foi logo na primeira noite que passei em Singapura: o nosso presidente Mário Soares, internado há algum tempo, tinha morrido.




Conheci pessoalmente Mário Soares quando vivia na Turquia, por ocasião de uma visita de estado a esse país. Recordo-me de ser um ótimo contador de histórias e ter muito humor.






Em Ancara












                    Em Istambul. Jantar no palácio Dolmabahçe

Tinha uma foto oficial sua e tencionava pedir-lhe que me autografasse, mas o momento não se proporcionou. 
Tive pena que não se tivesse retirado da cena pública mais cedo, porque já não tinha idade para concorrer a presidente da república pela segunda vez, bastante tempo depois dos dois mandatos. Também não gostei das suas intervenções, durante a Guerra do Iraque e dos seus insultos dirigidos ao presidente americano. Eu vivia nos EUA nessa altura.
Contudo vou recordar as suas histórias, o seu olhar atento. Quando entrava num salão olhava para tudo e sabia sorrir com os olhos, como nunca conheci ninguém. Por estar ausente do país não acompanhei as notícias, imagens e cerimónias oficiais, porém gostei de ler ontem a crónica escrita por António Lobo Antunes e publicada na revista Visão da semana passada, homenageando Mário Soares, o qual julgo ter sido o único político português com dimensão internacional. 


Outra noticia. Esta sim, agradável.


Estava no Vietname e fiquei orgulhosa por haver uma chamada na primeira página e uma grande reportagem no interior sobre o Cristiano Ronaldo. Aliás, em todos os países que visitei, sem exceção, logo que sabiam que eu era portuguesa falavam de Ronaldo. Além de ser o melhor jogador do mundo, tem um ótimo coração (foi assim que me disseram em Singapura, numa loja em que o empregado conhecia muito bem o jogador, cuja fama, inegavelmente, ajuda a colocar bem Portugal no mapa do Mundo).


Ao chegar a Bangkok foi a vez de saber de António Guterres, devido às suas declarações a propósito do recomeço das conversações sobre Chipre. Apesar de não serem bem "noticias de casa" era mais um português a destacar-se na sequência do desempenho do mais alto cargo internacional.  


1 comentário:

  1. Mário Soares sempre foi uma Pessoa com uma visão para o futuro e apesar de não ser crente algumas vezes esteve do lado da Igreja Católica.

    ResponderEliminar