A minha Lista de blogues

quarta-feira, 10 de maio de 2017

A mulher de ouro


Retrato de Adele Bloch-Bauer I de Gustavo Klimt (1907)


Gostei muito de ver o filme Woman in Gold (2005) na televisão. É baseado em factos reais.




Em 1998, a refugiada judia Maria Altmann (Helen Mirren) tentou recuperar uma obra de arte propriedade da sua família e roubada pelos nazis. Encontrava-se exposta no Palácio Belvedere em Viena (onde, ainda hoje em dia, está exposta a famosa obra O Beijo também de Klimt). Altman processou o governo da Áustria e conseguiu recuperar o retrato de Adele Bloch-Bauer (sua tia). A obra foi levada para os EUA e vendida por 135 milhões de dólares a Ronald Lauder (1944) um filantropo americano de origem judia, filho de Estée Lauder e irmão mais jovem de Leonard lauder, também colecionador de arte e filantropo. 


A pintura de Klimt está exposta desde 2006 em Nova Iorque na Neue Galerie. Nunca lá fui... (deixei os EUA em 2005). Fica para uma próxima oportunidade...




3 comentários:

  1. Vi o filme quando ele estreou em Lisboa e gostei muito.
    Estive no ano passado no Belvedere e vi varios Klimts.
    A minha filha viu este quadro em Nova York quando la esteve em Dezembro passado.
    Klimt e um dos meus pintores favoritos��

    ResponderEliminar
  2. Já estava cá quando estreou (2015) e nunca tinha ouvido falardele. Gosto muito da Helen Mirren.
    Também tenho de ir vê-lo quando um dia regressar a NY, apesar do Klimt não ser dos meus favoritos. Bjs

    ResponderEliminar