A minha Lista de blogues

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Dia Nacional da Polónia


No dia 3 de maio, celebra-se o Dia Nacional da Polónia. Esta data marca a declaração da primeira constituição na Polónia, em 1791, a mais antiga da Europa  e a segunda do mundo, depois da Constituição dos EUA.



A encarregada de Negócios, conhecida pela sua simpatia, beleza e fluência em castelhano, cumprimentou-nos em Português, pois também está a estudar a nossa língua. Fez um discurso para assinalar a ocasião, quando se tenta aqui a todo o custo mudar a assembleia nacional, com uma maioria da oposição.

As ruas estavam desertas, porém horas antes havia barricadas e nos confrontos de ontem, além de muitos feridos, morreu um rapaz de 17 anos. Estes serão os heróis do futuro, mas o meu pensamento está com as famílias destes jovens que tentam mudar a situação vivida atualmente.





Houve a apresentação de um bailado com coreografia de Nina Novak, num clima de pretensa normalidade.


Neste dia lembro-me sempre das aulas que tive de polaco com uma senhora conhecida da minha mãe, a qual tinha conseguido sair da Polónia em criança, na altura do regime comunista. Com 4 casos de declinação para se exprimir correctamente, o alemão já é difícil. Imagine-se agora, com 7 casos, como será  o polaco...

Este é o terceiro ano que participo nesta festa.
O ano passado ainda estava cá a minha amiga polaca A, companheira de bridge.








Feliz Dia Nacional da Polónia





Sem comentários:

Enviar um comentário