A minha Lista de blogues

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

"A Anunciação" de Álvaro Pires de Évora


"A Anunciação", pintura do artista português do começo do século XV, Álvaro Pires de Évora foi adquirida ontem em Nova Iorque pelo estado português (também foi utilizado o remanescente do dinheiro doado para a compra do quadro de Domingos Sequeira A Adoração dos Magos ) por um preço final de 435 mil dólares (348 mil euros). O quadro pertenceu ao colecionador suíço Heinz Kisters (1912-1977), que o vendeu ao antigo chanceler alemão Konrad Adenauer (1876-1967) e o adquiriu de novo, mais tarde, aos herdeiros deste, chegando por herança ao atual dono.
O quadro tem 30,5 por 22 centímetros. Irá fazer parte do espólio do Museu Nacional de Arte Antiga. 

O cadastro da leiloeira Sotheby's dá conta apenas de duas exposições públicas do quadro. A primeira em Estugarda, na Alemanha, em 1959, integrado numa mostra dedicada a antigos mestres e, mais tarde, na exposição "Álvaro Pires de Évora: um pintor português na Itália do Quattrocento", do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, para a Lisboa 1994 - Capital Europeia da Cultura, emprestado pelo seu proprietário.

Álvaro Pires terá saído de Portugal há 600 anos para ir para Itália. A sua pintura enquadra-se na escola italiana  e as suas obra estão em Pisa, Volterra e Florença.





A única pintura de Álvaro Pires que se encontrava nas coleções nacionais - "A Virgem com o Menino entre S. Bartolomeu e Santo Antão, sob a Anunciação" - integra o acervo do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora.

Sem comentários:

Enviar um comentário