A minha Lista de blogues

terça-feira, 8 de setembro de 2020

Morreu Vicente Jorge Silva aos 74 anos

Vicente Jorge Silva (1945-2020)
Vicente Jorge Silva nasceu no Funchal, oriundo de uma família de fotógrafos. O bisavô foi o fundador do Atelier Vicente fotógrafos, hoje em dia Museu de Fotografia da Madeira. 

Será talvez este ambiente onde morava, ao lado de máquinas e cenários, que lhe despertou o interesse pelo cinema. 
Começou por fazer crítica cinematográfica e, mais tarde, aventurou-se como realizador de cinema, porém foi através do jornalismo, que se tornou conhecido e jornalista de referência. Começou no Comércio do Funchal, o chamado "jornal cor-de-rosa", (devido à cor do papel) um dos jornais que mais criticou o regime de Salazar, que Vicente Jorge Silva deu os primeiros passos no mundo das notícias. Após o 25 de abril o jornal acabou por se extinguir, já depois de deixar a Madeira para trabalhar no O Expresso. Enquanto chefe de redação e diretor adjunto foi responsável pelo lançamento da revista daquele semanário.

Mais tarde foi co-fundador do jornal "O Público".

Foi uma das pessoas da minha terra que triunfou em Lisboa, que respeitava e admirava pelo seu desassombro e, na minha infância, convivi com as suas irmãs.

Numa entrevista que deu em 1997, Isabel Lucas perguntou-lhe como imaginava os seus últimos dias. “Numa cabana à beira-mar”, respondeu. “Imagino-me a escrever nos últimos dias e a morrer durante a noite, calmo. Imagino a minha mulher e os meus filhos. O Miguel, o Vicente e a Laura. Ouço o mar ao fundo. Como se fosse um filme.”

Morreu na última madrugada...


https://www.publico.pt/2020/09/08/sociedade/noticia/morreu-vicente-jorge-silva-19452020-jornalista-exigente-fez-historia-jornalismo-1930750

Expresso, 12 setembro 2020


Sem comentários:

Enviar um comentário