A minha Lista de blogues

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Taxus baccata

 

 A taxus baccata conhecida pelo nome comum de teixo (English Yew, em inglês)

Estive a lamentar-me com a minha nora sobre esta árvore plantada mesmo à entrada de casa. Não lhe dei muita importância até agora, mas as suas bagas vermelhas estão constantemente a cair no chão e esmagadas dão um aspeto péssimo ao pátio, parece sangue; e depois os sapatos deixam as escadas completamente sujas!








Mandei uma fotografia à minha nora e, um minuto depois, tinha a sua completa identificação no meu telemóvel...













 Fiquei então a saber que é venenosa...não só as bagas, mas as folhas também...

Um amigo meu, professor de Química, entretanto informou-me que do Taxus baccata extrai-se um composto que serve para fabricar o taxol, um medicamento anti-cancerígeno e enviou-me a imagem:


Afinal o teixo não é assim tão mau.

Sem comentários:

Enviar um comentário