A minha Lista de blogues

quinta-feira, 6 de julho de 2023

Graz

Chegámos a Graz, capital da Estíria (no sul da Áustria), no dia 4 de julho pelas 20 horas. Fomos ao hotel deixar a mala e começámos logo a passear pela cidade. Fiquei muito bem impressionada com a beleza de alguns edificios na zona histórica, que é Património da Humanidade da Unesco. O sistema de transporte por elétrico também me agradou muito. É possível comprar os bilhetes numa máquina, no interior das carruagens e para nós um bilhete válido por uma hora custava 1,90 euros.

Na Herrengasse encontra-se o edifício renascentista LandHaus, construído em 1565, considerado o melhor exemplar daquele estilo na Áustria. Hoje em dia é sede do governo regional.
Na mesma avenida e nas ruas mais estreitas perpendiculares encontram-se outros bonitos edificios, em diferentes estilos como da Renascença, Barroco, Neo-Clássico e Arte Nova.

A Câmara Municipal de Graz fica na Praça Principal (Hauptplatz)

Hora bem certa...apesar dos ponteiros estarem ao contrário

Jantámos perto da colina Schlossberg, onde se encontra a torre do relógio, um dos mais icónicos monumentos da cidade e também dos mais antigos. Subimos no elevador, ainda a funcionar e admirámos a cidade de cima, notando alguns pontos que visitaríamos no dia seguinte.

O edificio preto é o Museu de Arte Contemporânea.

Descemos também de elevador quando a colina já estava iluminada.

Começámos o passeio pela cidade no dia seguinte com uma visita à ópera. Teria gostado de ver Dirty Dancing

Este post pode ser a continuação do que fiz sobre Wiener Neustadt ou o de D. Leonor.

Quem mandou construir a catedral (Dom) foi o Imperador Frederico III, casado com D. Leonor de Portugal, daí o escudo e armas de Portugal na fachada, por cima da porta.

O Mausoléu do Imperador Fernando II fica junto à catedral

O castelo (Burg) foi também mandado construir pelo Imperador Frederico III, mas como é um edificio governamental não está aberto ao público. Podemos, no entanto, visitar os pátios e as excêntricas escadas duplas em espiral, uma preciosidade de trabalho em pedra do século XV. Todavia, não se conhece o nome do mestre pedreiro ou arquiteto que as construiu ou planeou.

E na descida do castelo continuámos a apreciar os bonitos edificios.

Também encontrámos alguns modernos, perto dos antigos

A LueggHaus foi talvez a que mais me fascinou. É a sede da conhecida marca austriaca Swarovski.

Para terminar a visita a Graz apanhámos o elétrico e fomos visitar outro local Património da Humanidade: o Palácio Eggenberg (tal como na Escócia chamam a tudo castelo- Schloss Eggenberg). Não são permitidas fotografias nos 24 salões de estado, mas no seu  museu de arte encontrei alguns grandes mestres como Cranach, Brueghel e Jan Steen...

Jan Steen: Cena de Amor

No jardim do Palácio Eggenberg
Foi uma bonita visita de despedida da Áustria