A minha Lista de blogues

sábado, 21 de outubro de 2023

De regresso a casa...

 



Cheguei hoje de uma viagem ao norte de Portugal. Percorri autoestradas modernas com áreas de serviço bem apetrechadas, onde não faltava o abastecimento para carros elétricos, mas não fiquei por aí: andei pela mítica estrada nacional 2 (a nossa route 66), que liga Chaves a Faro,  IPs, ICs e outras bastante mais sinuosas sem nome com paisagens fantásticas.

Parti na terça-feira com a primeira paragem em Constância e cheguei a Chaves na quinta-feira. Historicamente, demos grandes saltos no tempo...entrámos em castelos medievais, fizemos parte da rota do românico, visitámos  mosteiros do século XVIII e centros de arte contemporãnea...


Vi  casas bonitas, algumas a precisar de restauro e à noite sonhei que me tinha mudado para o campo...






e que bem que lá estava com lareira em todos os quartos e aquecimento central... com muitos animais nos campos em redor, que faziam a delícia dos netos....




Segui pela televisão, no hotel, o temporal que se fez sentir por todo o país, mas felizmente não assisti a inundações nem a quedas de árvores. Só muita chuva e vento. 








Na Caniçada do Gerês choveu toda a noite e nem deu para gozar a boa varanda do quarto, pois também apanhámos nevoeiro denso, que se foi esvanecendo.


No Castelo de Vila Pouca de Aguiar fiquei apreensiva quando uma rabanada de vento levou o chapéu de chuva do meu marido, que eu estava a segurar para ele tirar umas fotografias e desapareceu no meio daqueles penedos enormes ...

No final, sabe bem regressar a casa e concluir, uma vez mais, que Portugal não é apenas Lisboa, que as paisagens portuguesas e os seus monumentos são tão atraentes e espetaculares como tantos outros espalhados por esse mundo e, depois, organizar toda a informação, que recolhemos nestes dias...para mais tarde recordar.


Sem comentários:

Enviar um comentário