A minha Lista de blogues

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

O PAIPA



Hoje, dia 16 de Outubro, comemora-se o Dia Mundial da Alimentação.



“Sistemas sustentáveis para a segurança alimentar e nutrição”, constitui o tema geral das comemorações do Dia Mundial da Alimentação, em 2013.



O “PAIPA – Projeto de Apoio à Intensificação da Produção Alimentar”, que se desenvolve na Guiné-Bissau graças à cooperação portuguesa tem presente, quer a necessidade de aumentar a produção de alimentos quer a sua variedade. Desse modo, apoia com o envolvimento direto dos habitantes locais a produção de arroz (base alimentar de toda a população guineense), utilizando processos e maquinaria moderna, como tratores, debulhadoras e descascadores. Incentiva também, com aconselhamento técnico, o desenvolvimento da horticultura (cebola, tomate, repolho, etc.), através da formação de cooperativas de mulheres.





Nas fotografias, tiradas no ano passado, vêem-se bem os jardins hortícolas de duas aldeias (tabankas) da região de Bafatá, onde o programa começou.

A produção de arroz aumentou muito significativamente, dando segurança alimentar às respetivas populações, assim como já foi possível ter excedentes resultantes da horticultura, sobretudo cebola, que permitiu a sua venda nos centros urbanos, dando um rendimento acrescido bastante importante para as mulheres agricultoras.

 Este ano o PAIPA já se estendeu para algumas zonas de Gabu, aí mais dedicado à produção das espécies de milho regionais. Sem qualquer dúvida a cooperação portuguesa através do PAIPA promove um projecto integrado e sustentável para a segurança alimentar e nutrição da Guiné-Bissau com plena participação das gentes guineenses.


World Food Day 2012

Entrevista ao nutricionista Dr Júlio de Castro Soares (2012)




Sem comentários:

Enviar um comentário