A minha Lista de blogues

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Morreu Manoel de Oliveira aos 106 anos








As Embaixadas de Portugal respeitaram o luto nacional, de dois dias, decretado pelo governo, pelo que as bandeiras foram colocadas a meia haste em sua memória.











Manoel de Oliveira (1908-2015) era o realizador de cinema, ainda em atividade, mais velho do mundo.



Realizou cerca de quarenta filmes entre curtas e longas metragens. O seu último filme O Velho do Restelo, estreou-se em dezembro de 2014, por ocasião do seu aniversário.

A infância e a juventude de Manoel de Oliveira decorreram numa época de ouro para o cinema mudo. Mas não foi só no cinema que Manoel de Oliveira ganhou notoriedade. Foi desportista em várias modalidades, desde as corridas de automóveis à natação e ao atletismo.

Os seus filmes com diálogos lentos e complexos, não eram muitas vezes fáceis para os espectadores. Lembro-me de um professor na Faculdade que dizia que se ouvia a erva crescer....quando viu o Amor de Perdição, baseado na obra homóloga de Camilo Castelo Branco.

O último filme que vi de Manoel de Oliveira foi baseado na obra Cristovão Colombo era Português do Dr Manuel Luciano da Silva, o qual conheci quando vivia nos EUA.






Sem comentários:

Enviar um comentário