Desde que vivi em Massachusetts, o maior estado produtor de cranberries, que peço a amigos que vão aos EUA ou ao Reino Unido, para me trazerem uns pacotes de cranberries frescos para fazer molho de cranberry. Nesta época é uma prenda de Natal, que muito aprecio.
O cranberry é um fruto ácido muito usado na culinária da América do Norte sobretudo em molhos, que dão um paladar requintado às carnes de porco e peru.
Molho de Cranberry:
3 pacotes de cranberries ( 300 g cada)
300 g açúcar branco
4 colheres de sopa de água
3 cálices de vinho do Porto
Vão ao lume, mexendo com colher de pau até estarem cozidos e esmagados. Depois junta-se 3 cálices de vinho do Porto e voltam ao lume, mexendo sempre. Deita-se numa taça que se guarda depois de frio no frigorífico.
Este fruto era usado pelos índios Americanos que descobriram a sua versatilidade como alimento e medicamento. Rico em anti-oxidantes é muito utilizado no combate de doenças da bexiga.
Ao pequeno almoço pode ser tomado como sumo, misturado com sumo de laranja e aloe vera. Podemos comprar sumo de cranberry em Portugal nos bons supermercados ou lojas de produtos naturais. Só frescos é que nunca encontrei.
Sem comentários:
Enviar um comentário