A minha Lista de blogues

domingo, 31 de janeiro de 2016

Por Aqui e por Ali








Achei interessante a capa do livro. Parece uma reprodução do quadro de Asher Brown Durand, Kindred Spirits (1849), que Bill Bryson admira e diz "não lhes consigo transmitir quanto gostaria de entrar nesse quadro" (pág. 128).












O livro Por Aqui e Por Ali de Bill Bryson, publicado pela Bertrand em Outubro de 2015, é a tradução de A Walk in the Woods ( 1997).
O livro é escrito com muito humor. Começa por explicar a curiosidade do autor, quando se mudou para uma pequena localidade em New Hampshire (Hanover), por  um caminho que desaparecia pelo bosque. 




Bill Bryson e o seu amigo Stephen (Katz), tentam percorrer juntos o Trilho dos Apalaches, uma caminhada que se estende por mais de 3000 quilómetros, atravessando catorze estados, desde a Georgia até ao Maine.







Apesar de nem ter percorrido metade do Trilho dos Apalaches (TA), são muitas as peripécias descritas no livro, intercaladas com assuntos mais sérios relacionados com a história do caminho, as pessoas e a natureza.


Em 2005,  Robert Redford  mostrou-se interessado em produzir o filme e pensou no seu amigo Paul Newman para o papel de Katz, mas infelizmente este último actor morreu em 2008, sem que o projecto se tivesse concretizado. O livro foi finalmente adaptado ao cinema o ano passado com Robert Redford no papel de Bill Bryson e Nick Nolte no de Katz. Não vi o filme, mas pelo trailer Nick Nolte parece ter sido uma boa escolha, pois corresponde à imagem que formei do amigo do autor.
 






Sem comentários:

Enviar um comentário