A minha Lista de blogues

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Sonhos de Carnaval



Hoje é dia de Carnaval e na ilha da Madeira é "obrigatório" preparar SONHOS para comemorar esta tradição. Ao contrário do Continente, onde se comem no Natal e com açúcar e canela, na Madeira, este é um costume de Carnaval e os sonhos são sempre servidos com uma calda- para mim a melhor forma de comer sonhos...

Ui já me está a crescer água na boca...

Sonhos de Carnaval da Madeira

1/4 de litro de água, 1/4 litro de leite, 100 g de margarina, casca de limão, 300 g de farinha sem fermento, 6 ovos grandes, 2 colheres de chá de fermento Royal e óleo para fritar.

Ferve-se a mistura de leite com a água, a margarina e a casca de limão. Quando ferver, baixa-se o lume e adiciona-se a farinha de uma vez só e mexe-se rapidamente com uma colher de pau, para que não se formem grumos. Quando se obtiver uma massa compacta, que desgruda da panela, retira-se do lume até arrefecer. Quando a massa estiver fria, junta-se os ovos um a um enquanto se mexe com as mãos, até que os ovos fiquem completamente incorporados. Em seguida, mexe-se novamente a massa com uma colher de pau (é necessária alguma força, para o que é conveniente pedir ajuda a quem também vai comer os sonhos... nem que seja para segurar na panela). Por último junta-se o fermento.
Aquece-se o óleo em lume médio (é necessário fritar os sonhos lentamente, para que não fiquem crus por dentro) e junta-se porções da massa em forma de bolinhas.
Depois de fritos e frios servem-se com uma calda feita com 1 chávena de água, 1 chávena de açúcar, 1 pau de canela e 1 casca de limão.

Bom apetite!!
(Já em criança comia sonhos feitos com esta receita e deliciava-me...)



Sem comentários:

Enviar um comentário