A minha Lista de blogues

sábado, 14 de maio de 2016

Três Ilustres Princesas de Portugal de nome ISABEL




Isabel de Portugal (1397-1471) foi a única filha do rei D. João I de Portugal e de sua mulher, D. Filipa de Lencastre.


Em 1430, casou-se com Filipe III, duque da Borgonha.

Isabel, duquesa da Borgonha, era uma mulher muito refinada e inteligente, que gostava de se rodear de artistas e poetas. Foi uma mecenas das artes. Também na política exerceu influência, representando o marido em várias missões diplomáticas. E em consequência do empenho em apoiar o seu irmão, o Infante D. Henrique, inúmeras pessoas de origem flamenga contribuíram para a colonização das ilhas do Arquipélago dos Açores.  





Isabel de Portugal (1503-1539), filha do rei D. Manuel de Portugal, casou em 1526 com Carlos V, que viria a tornar-se o grande Imperador do Sacro Império Romano-Germânico. Apesar de ser conhecida como a mulher mais bela de seu tempo, era também uma mulher muito culta.


Maria Isabel de Bragança (1797-1818) era filha do rei D. João VI de Portugal e de sua mulher D. Carlota Joaquina. Tornou-se rainha de Espanha ao casar com o seu tio D. Fernando VII, em 1816. Neste quadro, exposto na galeria de retratos do Museu do Prado, a rainha é representada como fundadora do Museu do Prado. Na imagem, visível através de uma janela, ela aponta com o braço direito, enquanto com a mão esquerda mostra alguns planos do museu. Infelizmente não chegou a ver a concretização da sua ideia, pois morreu de parto um ano antes da inauguração do museu.
Não se trata de querer glorificar os feitos dos portugueses. No próprio site do museu está escrito:

"El edificio que hoy sirve de sede al Museo Nacional del Prado fue diseñado por el arquitecto Juan de Villanueva en 1785, como Gabinete de Ciencias Naturales, por orden de Carlos III. No obstante, el destino final de esta construcción no estaría claro hasta que su nieto Fernando VII, impulsado por su esposa la reina María Isabel de Braganza, tomó la decisión de destinar este edificio a la creación de un Real Museo de Pinturas y Esculturas. El Real Museo, que pasaría pronto a denominarse Museo Nacional de Pintura y Escultura y posteriormente Museo Nacional del Prado, abrió por primera vez al público en 1819".


De Portugal, sempre bons ventos e bons casamentos...



1 comentário:

  1. Um artigo muito bom e sempre com atenção à História de Portugal.
    De Espanha nem bons ventos nem bons casamentos.

    ResponderEliminar