Hoje é o “Labor Day” nos Estados Unidos, um feriado muito popular. Cai sempre na primeira segunda-feira do mês de Setembro e assinala o fim das férias de Verão.
Quando cheguei aos Estados Unidos (Massachusetts), onde vivi durante 5 anos e meio (de agosto 1999 a junho 2015) este foi o primeiro feriado ao qual assisti. Inscritos numa escola privada, com muito boa reputação (e que fez imediatamente as equivalências ao curriculum português), assisti, poucos dias antes do feriado, à entrevista ao meu filho de avaliação do seu nível de inglês. Podia falar de qualquer assunto, mas escolheu o tema "literatura" e foi logo inserido numa turma de "honors" do 9º ano (onde começa o ensino secundário nos EUA), para grande orgulho dos pais. A minha filha, 3 anos mais jovem ainda frequentou a "Middle School", antes da "High School".
O inverno chegou 2 meses depois...uma experiência inolvidável
O feriado do "Labor Day" serviu para todos descansarmos desta transição de casa e escola portuguesas para americanas. Ainda me recordo, que o meu filho queixava-se dos professores não ditarem , no início das aulas, um "sumário" como em Portugal. Quando regressei a Lisboa comecei a dar bastante mais importância ao "sumário", do que antes da minha estadia em Massachusetts.
Os meus filhos em provas desportivas, em 2002, quando ambos frequentavam a mesma escola. Ele, em Mattapoisett, onde ganhou o 1º prémio numa prova de atletismo promovida pelas escolas da área e a minha filha na equipa feminina de soccer da escola.
No final dos cursos. Cerimónia de entrega de diplomas e Prom, à boa maneira americana.
Sem comentários:
Enviar um comentário