A minha Lista de blogues

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Visita ao Museu Nacional dos Coches

 Um Coche na minha Árvore de Natal

O Museu dos Coches foi criado por iniciativa da Rainha D. Amélia de Orleães e Bragança, mulher do rei D. Carlos I. O Museu dos Coches Reaes, como então se chamava, foi inaugurado em 1905, no local do antigo Picadeiro Real.

O sucesso foi grande, mas logo de início a falta de espaço fez-se sentir e foi a própria rainha que, em 1906, encomendou um novo projeto para ampliar o museu e poder expor as restantes viaturas da Casa Real guardadas nas cocheiras de diversos palácios.

Após a implantação da República, a coleção do museu aumentou com a chegada de um conjunto de coches e berlindas da extinta Casa Real como ainda com viaturas provenientes dos bens da igreja.

Em 1944, foi inaugurado um novo salão projetado pelo arquiteto Raul Lino. Permitiu expor mais viaturas, porém não a totalidade da coleção, uma vez que a falta de espaço continuou a fazer-se sentir.

Em 2015, abriu ao público o novo edifício do Museu dos Coches. Devo dizer que a fachada não me impressiona e só ontem é que resolvi ir visitá-lo. Fiquei a saber que o antigo núcleo continua a funcionar com coches e berlindas, a galeria de pintura da família real, assim como um conjunto de acessórios de cavalaria e exposições temporárias. Pensava que a entrada era gratuita aos domingos, porque na semana passada não paguei nada para visitar o MNAA. Contudo disseram-me que isso só acontece agora no primeiro domingo de cada mês. Os seis euros de entrada valem bem a pena para visitar a colecção do Museu. Esta é considerada única no mundo devido à variedade artística das magníficas viaturas dos séculos XVII, XVIII e XIX e ao número de exemplares que integra.
Lembro-me como fiquei dececionada,  há uns anos, ao visitar The Royal Mews, no palácio de Buckingham, por ter achado a coleção tão pequena.  As várias dezenas de veículos expostos, no Museu Português, incluem coches, berlindas, carruagens, seges, carrinhos de passeio, liteiras, cadeirinhas e carrinhos de criança.

Fiquei sem saber se o museu já está acabado ou optou por uma decoração minimalista. Falta ainda dar um enquadramento histórico...Não há utilização de meios audio-visuais, o que é estranho para um museu inaugurado recentemente.
















As paredes altas e completamente vazias não me agradaram assim como o tecto com a estrutura à vista.

Disseram-me que as traduções para inglês de algumas informações eram muito pobres, mas nem me dei ao trabalho de as ler...

Gostei da cronologia explicativa no sitio oficial do museu online. Podemos clicar em cada Coche para descobrir a sua história e as suas características.

É em Portugal que se encontram alguns dos mais antigos coches. Devem o seu nome à cidade húngara de Kocs, onde foram construídos os primeiros modelos que se expandiram para Itália. Foram depois adotados por todas as cortes europeias.

Século XVII

Coche de D. Maria Francisca de Sabóia

Coche dos Patriarcas

Século XVIII

Coche de D. Maria de Áustria

Coche dos Oceanos

Século XIX

Carros de Passeio

Carrinhos de criança

Mala Posta



Sem comentários:

Enviar um comentário