A minha Lista de blogues

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Os Três Ovos Fabergé da Rainha de Inglaterra


No século XIX, Carl Fabergé (1846-1920), o joalheiro da Rússia Imperial desenhou um conjunto de ovos ornamentais, produzidos exclusivamente para os czares russos. Destinavam-se a ser oferecidos, pelos membros da família Imperial durante a Páscoa. Cada ovo constituía uma criação única e era incrustado com pedras preciosas. Demoravam cerca de um ano a produzir, no maior segredo, com pequenas surpresas no interior. Tornaram-se peças de arte apreciadas em todo o mundo e reconhecidas pelo seu valor (ao preço de hoje custariam de 76.000 a 900.00 euros).

O primeiro ovo Fabergé remonta ao ano de 1885 quando o Czar Alexandre III e a Czarina Maria Feodorovna da Rússia celebraram o vigésimo aniversário de casamento. O Czar encomendou um elaborado ovo para oferecer à mulher na manhã de Páscoa. Após a morte de Alexandre III, o seu filho Nicolau II manteve a tradição. De 1885 a 1916 foram produzidos dois ovos quase todos os anos: um para a sua mulher, a Imperatriz Alexandra Feodorovna (neta da Rainha Vitória) e outro para a mãe do Czar.

Esta tradição dos Czares Russos terminou fatalmente, em 1917, quando todos os bens da coroa foram confiscados e mais tarde a Família Real foi assassinada. Muitos ovos foram então vendidos no estrangeiro.

Ovo Cesto de Flores 1901




Havia apenas 50 ovos imperiais no mundo. Oito deles desapareceram e nunca mais foram vistos.

A Rainha Isabel II de Inglaterra possui a maior colecção privada- três ovos: o Ovo Cesto de Flores; o Ovo das Colunas; e o Ovo Mosaico. Foram todos oferecidos à czarina, descendente da família Real Britânica e comprados pela Rainha Mary, mulher do rei Jorge V, nos anos trinta do século passado.


Ovo das Colunas  1910

A forma deste ovo evoca um templo de amor. Os dois pombos ao centro representam o afecto entre o Czar Nicolau II e a sua mulher. Os quatro querubins simbolizam as suas quatro filhas : Olga, Tatiana, Maria e Anastacia. O cupido no cimo é o herdeiro do trono.
Infelizmente tanto as cinco crianças como os seus pais foram tragicamente assassinadas em 1918, durante a revolução bolchevista.
Mais tarde este ovo foi comprado pela rainha Mary, e oferecido ao marido, em 1931.

Ovo Mosaico 1914

O Ovo Mosaico foi também encomendado pelo czar  Nicolau II da Rússia, que o ofereceu à sua mulher. Foi posteriormente comprado pela Família Real Britânica, em 1934.



Sem comentários:

Enviar um comentário