A minha Lista de blogues

sábado, 13 de janeiro de 2018

A grande barragem de Assuão



A grande barragem de Assuão, construída entre 1960 e 1971,  levou dezoito vezes mais material do que a grande pirâmide de Quéops. O plano iniciou-se quando Nasser assumiu o poder, em 1952, após a revolução, sendo um dos objectivos do seu governo. A antiga barragem, construída pelos britânicos em 1902, já não conseguia responder às necessidades. Depois de algumas dificuldades relacionadas com o financiamento, o Egipto aceitou ajuda da União Soviética.




A barragem trouxe grandes benefícios permitindo que as cheias do Nilo pudessem ser controladas, alargando a terra cultivável em cerca de 30% e duplicando a capacidade do fornecimento de energia. No entanto, também teve algumas desvantagens, pois o aumento do nível de água deixou muitos monumentos submersos assim como aldeias núbias.




Com a construção da barragem foi criado o maior lago artificial do mundo- lago Nasser. Tem 510 km de comprimento e varia entre 5 e 35 km de largura. É um local de uma beleza austera, sem povoamentos, só habitado por gazelas, raposas, diversos tipos de cobras e crocodilos- alguns com 5 metros de comprimento.


Existem alguns cruzeiros que permitem chegar de barco a Abu Simbel (o complexo arqueológico mandado construir pelo faraó Ramsés II, que fica a 280 km de Assuão). Como disse o guia, um cruzeiro anti-stress (para alguns), pois não há rede para utilizar o telemóvel nem a internet. Só paisagem...

A barragem fica perto do aeroporto de Assuão e ambas as estruturas são fortemente militarizadas.  Um ataque à barragem teria consequências desastrosas.





Monumento perto da barragem para homenagear os trabalhadores mortos durante a sua construção. Uma das causas foi a exposição a altas temperaturas, porque no verão esta zona pode atingir mais de 50 graus centígrados.

Sem comentários:

Enviar um comentário