A minha Lista de blogues

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Comemoração dos 150 anos do nascimento de Vianna da Mota




Vianna da Mota ( 1868-1948)



contracapa do CD Lieder da PortugalSom
Secretaria de Estado da Cultura, 1983





Vianna da Mota foi um notável pianista e compositor português. Nasceu na ilha de São Tomé a 22 de Abril de 1868. Quando tinha dois anos a família passou a viver em Colares, Sintra e aos sete anos iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Nacional. O seu talento precoce atraíu a atenção do Rei D. Fernando que lhe concedeu uma bolsa de estudo, a qual possibilitou que Vianna da Mota estudasse na Alemanha. Em 1885 recebeu lições de Franz Liszt (1811-1886), em Weimar sendo um dos seus últimos alunos.

Obteve grande prestigio internacional como pianista. Regressou a Portugal em 1919, onde se fixou até à sua morte, em 1948.  Enquanto diretor do Conservatório Nacional, foram muito importantes as reformas, que introduziu, no ensino da música em Portugal.

Em 2018 celebra-se o 150º aniversário do nascimento de Vianna da Mota, excelente motivo para evocar o seu legado. O CCB organizou, no passado dia 14 de dezembro, um concerto em sua memória,  recriando o recital de homenagem a Liszt de 1900, em Weimar. Esse concerto para dois pianos teve como parceiro de Vianna da Mota o pianista Ferruccio Busoni (1866-1924).


De facto foi com enorme prazer que assisti com a minha irmã a este concerto por dois grandes pianistas portugueses contemporâneos: António Rosado e Artur Pizarro. 
O programa consistiu na transcrição para dois pianos de Liszt de Eine Faust Symphonie nach Goethe, por Artur Pizarro e António Rosado, Variações sobre tema de Bach: Weinen, Klagen, Sorgen, Zagen de Liszt, por António Rosado, Fantasia e Fuga de Liszt, por Artur Pizarro e por último a transcrição para dois pianos de Liszt da 9ª Sinfonia de Beethoven, por aqueles dois notáveis pianistas portugueses. Um recital inesquecível.




            

Sem comentários:

Enviar um comentário