A minha Lista de blogues

sábado, 23 de maio de 2020

"Arrume a sua Casa Arrume a sua Vida"




Emprestaram-me este livro para ler qualquer coisa que me distraisse, porque ultimamente não tenho feito boa escolha de livros e tenho-os deixado de lado sem acabar.

Nunca tinha ouvido falar da autora, a japonesa Marie Kondo e desconhecia a existência de cursos de arrumação no Japão (parece com lista de espera). A autora vai a casa dos seus alunos e dá as dicas como as coisas devem ser arrumadas. Sei que naquele país o espaço é muito limitado e nota-se no livro, pois os armários de roupa servem para guardar tudo...No entanto as suas sugestões não podem ser mais contrárias aquilo que pratico. Por exemplo, considera 60 livros um bom número para se guardar. Diz que devemos colocar todos os livros no chão e examinar um por um:  os que nos dão alegria ficam, os outros, que nos causam indiferença, vão para o lixo ( ao menos sejam reciclados, espero).

Uma arrumação à custa de deitar fora não é dificil... sou ao contrário...guardo tudo...tudo me dá "alegria", sei onde estão as coisas e felizmente tenho espaço. E tudo catalogado no Excel.



O que diria a autora se visse os CDs cá de casa? Provavelmente diria que os que não ouço é porque não me dão alegria e lá iam para o lixo...(também estão catalogados e são fáceis de encontrar)

O mesmo aconselha para as roupas... "as meias e os colãs guardados na sua gaveta estão essencialmente de férias. Levam uma tareia brutal no seu trabalho diário, presas entre o seu pé e o seu sapato, suportando pressão e fricção para proteger os seus preciosos pés. O tempo que passam na gaveta é a sua única oportunidade de descansar. Mas se forem dobradas, enroladas ou amarradas, estão sempre em tensão..." Haja paciência...

Fiquei espantada ao saber o sucesso que está a ter. Em Portugal vai na 15ª edição , mas já tem mais de 3,5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo...

Sem comentários:

Enviar um comentário