A minha Lista de blogues

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Colar de maios


Muito antes de celebrarmos o Dia do Trabalhador a 1 de maio (o que só foi possível após o 25 de abril de 1974 e no qual participei ativamente) tinha sempre um colar de maios: fios ornamentados com pequenas flores amarelas  feitos por artesãos e colocados à venda em vários locais.

Neste dia, a cidade do Funchal presta homenagem ao seu padroeiro, São Tiago Menor com uma procissão em seu tributo na Igreja do Socorro (séc XVIII). Muitas pessoas usavam os colares de maios na procissão, que passava na rua da casa dos meus tios ou então nos passeios ao campo.





Nesta foto pode ver-se o meu bolo de baptizado  com a forma da Igreja do Socorro. Estou ao colo da minha irmã. Desde essa data e até aos meus 12 anos sempre tive bolos decorados pela minha madrinha Ema no meu aniversário. Era uma artista!

Sem comentários:

Enviar um comentário