A minha Lista de blogues

terça-feira, 14 de julho de 2020

Podar é preciso.


Significado de Podar: aparar, eliminar os excessos, desbastar.

Desde que cheguei a Bucareste parece-me que o verbo podar não se conjuga em romeno. Adoro plantas e árvores e, até 1976, ano que fui viver para Lisboa para frequentar a universidade, vivi sempre numa casa com um pequeno jardim e lembro-me do trabalho que dava à minha Mãe manter a casa bem apresentada com o jardim limpo. Eram as pinturas exteriores, que custavam muito dinheiro e a ajuda necessária para que o belo jasmineiro, que ladeava todo o muro da entrada, fosse podado  para não crescer demasiado.

Na capital da Roménia há velhos e feios blocos de apartamentos do tempo do comunismo, quando foram construídos para abrigar os trabalhadores das fábricas e nesse caso as grandes e bonitas árvores da rua até ajudam a esconder a sua fealdade. Agora ver uma vivenda mal cuidada faz-me muita impressão. Hoje, no habitual passeio a pé para fazer exercício decidi levar a máquina fotográfica....

Assim, fotografei alguns exemplos de quase "uma selva em sua casa"







Todas as casas são na minha vizinhança, fotografadas no passeio que damos diariamente e dura 1 hora (ando devagar). E é uma pena, porque algumas devem ser belos edifícios, apesar das florestas que os afogam.

Antes de regressar ao apartamento, onde estou a viver, passei pela antiga residência do Embaixador de Portugal em Bucareste, depois da revolução. Segundo consta, essa propriedade pertencia a uma pessoa idosa, que não queria fazer obras e, no dia que choveu no interior, o embaixador resolveu procurar outra casa. Escolheu unir dois apartamentos, adaptando-os às necessidades, com uma boa sala de jantar e salão, dificil de encontrar numa pequena vivenda .... No entanto o charme de viver numa moradia é outro...


Num post anterior já me tinha referido a esta casa, assim como à anterior, durante a ditadura em 

Sem comentários:

Enviar um comentário