A minha Lista de blogues

quarta-feira, 15 de julho de 2020

RIP, Gabriela Oliveira


Soube há pouco da morte da Gabriela Oliveira, noticiada em todos os jornais da Madeira juntamente com os sentimentos de pesar do Parlamento Regional e do Presidente do Governo da Região Autónoma. A Gabriela tinha 81 anos feitos o mês passado e era muito conhecida, por ser a diretora da Academia de Línguas da Madeira, há mais de 40 anos e onde ainda trabalhava quase todos os dias, como me disse via whatsapp, no principio deste mês.

 Fotografia enviada por Whatsapp o ano passado 

Era minha vizinha na Madeira e dava-se muito bem com a minha mãe. Recordo-me dos seus conselhos de moda, pois a Gabriela estava sempre impecável. 

Ensinou- me a bordar petit point e ofereceu-me esta tela, que eu preenchi o fundo.

Numa altura decidiu fazer arranjos florais de Natal e fazia-os em minha casa. Tinha muito jeito. Também ainda guardo um colete, que me ofereceu feito por ela em tricot, muito original. Um dia as minhas netas vão vesti-lo. Contudo, o que recordo melhor foi a sua ajuda no planeamento de aulas, no primeiro ano que fui professora no Funchal, acabada de sair da Faculdade de Letras de Lisboa. Tudo o que saía em termos de ensino de inglês a Gabriela já tinha testado com os seus alunos e falava disso com grande entusiasmo. Ela costumava dizer que nenhuma aula podia ser igual à outra, apesar de obedecer a um mesmo plano. Foi muito inovadora e incutiu-me isso. Saí da Madeira com uma mala cheia de material novo. Mais tarde, lembrava-me dela em muitas reuniões, as quais pedagógica e didaticamente pareciam-me  uma autêntica pimpineira... 

A última vez que a vi foi num encontro da APPI (Associação Portuguesa de Professores de Inglês) e levei uma reprimenda por ter engordado, tal como faria a minha mãe. Convidou-me para ir à festa dos seus 80 anos, mas não pude ir, porque tinha aqui em Bucareste a Festa do Dia Nacional.




Na nossa última conversa, no inicio deste mês, explicou-me como se tinha arranjado para ir a uma festa sobre cinema antes do confinamento... sim, porque a Gabriela também era uma socialite... e como andava preocupada com este vírus, como toda a gente. Não deu sinais de estar doente, apesar de ter falecido ontem, após uma semana de internamento.

Já deve estar a dinamizar tudo "lá em cima"...deixa-me saudades.


https://www.rtp.pt/play/p4330/e341313/umavidaumahistoria


Sem comentários:

Enviar um comentário