A Google lançou um novo Doodle na Eslováquia, nesta quarta-feira, 17 de novembro, em homenagem à Revolução de Veludo.
No dia 17 de novembro de 1989, a polícia reprimiu violentamente uma manifestação estudantil em Praga, no Dia Internacional dos Estudantes, que marcava os 50 anos da invasão nazi, em 1939, quando 1200 estudantes foram feitos prisioneiros e 9 mortos (origem da criação deste dia como Dia Internacional dos Estudantes, em 1941). A repressão desencadeou uma série de manifestações populares, tornando-se também um movimento geral de repúdio e condenação das autoridades comunistas checoeslovacas. Com o colapso de outros governos comunistas e o avassalador aumento dos protestos de rua, o Partido Comunista da Checoslováquia anunciou o desmantelamento do governo.
Pouco depois, Alexander Dubček foi eleito Presidente do Parlamento; e Václav Havel, dramaturgo checo e conhecido dissidente contra o regime comunista, que saíra da prisão por motivos políticos poucas semanas antes e assumira papel de liderança da revolução, tornou-se o Presidente da República da Checoslováquia. Esta transição não violenta de poder passou a chamar-se Revolução de Veludo ou Revolução Gentil (na Eslováquia).
Em 1993, dá-se a dissolução da Checoslováquia e criação de duas repúblicas independentes: a Checa e a Eslováquia.
Na segunda-feira desta semana assisti a um concerto em Bratislava na famosa Sala dos Espelhos do Palácio Primacial, com obrigatoriedade de mostrar o certificado de vacinação e usar máscara. Gostei muito do programa:
Concerto para 2 violinos e orquestra de cordas de Bach
Concerto para Piano e orquestra de Haydn
As jovens violinistas e a pianista.
Bom feriado!
Sem comentários:
Enviar um comentário