A minha Lista de blogues

domingo, 17 de setembro de 2023

História de um quadro em arte aplicada


A minha mãe fez-me um trabalho em pano para decorar a cabeceira da nossa cama de casal pouco depois de casarmos. Nesta fotografia, onde escrevi "o primeiro ovo da Páscoa do Bernardo", no dia 30 de abril de 1984, encontrei o meu filho com 4 dias (realmente vê-se um coelhinho num ovo maior do que a sua cabeça...).


Em 1989, o mesmo painel ficou a decorar o quarto do meu filho, quando vivíamos em Ancara, na Turquia.

Quando regressámos a Portugal esteve guardado, mas, recentemente, em 2019, resolvi levá-lo para Bucareste e mandei emoldurá-lo para ficar protegido.


É uma recordação do trabalho da minha mãe e da minha sogra, a qual ajudou a bordar o interior das árvores. Agora está na casa do meu filho e nora, no corredor à saída do quarto de hóspedes, onde costumo ficar.

Muitos dos meus objetos de decoração têm um passado, que nos tem acompanhado ao longo da vida e por várias latitudes. Trazem-me à memória pessoas e lugares. Aquele painel já tem mais de 40 anos. Fiquei muito contente por estar bem conservado.

Era incapaz de viver numa casa minimalista. Felizmente, a minha vida tem sido cheia de excelentes recordações, porém já não tenho mais espaço.

Ah! Ninguém entender que ao meu olhar

Tudo tem certo espírito secreto!

Com folhas de saudades um objecto

Deita raízes duras de arrancar!


O Livro de Cesário Verde

Editorial Minerva 1977, pag 129

Sem comentários:

Enviar um comentário