A minha Lista de blogues

sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Cristo Bizantino

 


Quando vivia na Turquia (1989-1993) mandei fazer um tríptico com as reproduções de Cristo e de Nossa Senhora com o Menino, ícones murais do Museu de Santa Sofia. Ficou um trabalho muito bonito com os 3 passepartouts pintados à mão, a condizer com a moldura dourada também pintada à mão. Com o peso, os cantos foram abrindo um pouco e fiquei com receio que o quadro caísse e magoasse alguém. 
À medida que substituímos reproduções por trabalhos originais, acabou por ficar guardado.

Este fim de semana o meu filho está em Istambul em trabalho e perguntei-lhe pelos nossos Cristos. Respondeu-me que foram tapados há 3 anos, quando o museu voltou a ser mesquita. Tristeza; por isso vim recordar os meus bonitos Cristos Bizantinos. Aliás, gosto muito de arte Bizantina.

 
Tive a sorte de já ter visitado locais com belos exemplares na Roménia (Maramures);

o Museu Bizantino de Atenas; o Egito copta Bizantino e, mais recentemente, Santa Sofia de KievRavenna; e ainda um cipriota em Pafos.

 Santa Sofia de Kiev










Bom trabalho! E obrigada por nos teres feito passar um bom serão a rever belos livros de arte.

Sem comentários:

Enviar um comentário