A minha Lista de blogues

domingo, 4 de fevereiro de 2024

Os Museus de Arte Popular e Etnologia

 


O Museu de Arte Popular nasceu da adaptação de um pavilhão da Exposição do Mundo Português de 1940 a museu e abriu em 1948. Nos últimos tempos tem sido um museu mal amado. O estado de conservação degradou-se e uma parte considerável do espólio foi transferido para o Museu de Etnologia em 2006, onde ainda permanece, apesar de já terem acabado as obras de recuperação. Hoje, mostrava uma coleção de cestos de diversas regiões e uma exposição temporária de fotografias de dois espaços recuperados por Siza Vieira e Souto Moura.


Transporte de cestos para o mercado do Funchal em 1961

E tinham um cesto madeirense das vindimas. Tenho um mais pequeno que fica muito bonito com um arranjo de flores...


Quando cheguei à garagem fui buscar o meu cesto usado na Turquia para a recolha de chá. As mulheres levam-no às costas, como se fosse uma mochila



Os murais da entrada do museu estiveram a cargo de Tomás de Mello.


...e no interior houve a colaboração de outros artistas como Botelho

Achei interessante o livro sobre azulejaria na zona de Belém e ao folheá-lo deparei com os azulejos da escola, onde fui professora. São da autoria de Carlos Eirão.


Curiosamente, depois de visitar este museu, fui ao de etnologia ver a coleção que para lá foi transferida, mas está guardada nas reservas visitáveis do museu, que só funcionam com agendamento prévio.

No entanto, vi uma exposição temporária, que gostei muito:







Esta mulher carrega uma pedra para construir com outras pedras uma fogueira rudimentar para cozinhar.

E comprámos a fotobiografia de Luís Leite de Vasconcelos, responsável pela criação do Museu Etnográfico Português, em 1893.Todavia, julgo que ficaria muito desapontado com o atual museu  pois de etnografia portuguesa mostra quase nada.

Sem comentários:

Enviar um comentário