A minha Lista de blogues

terça-feira, 5 de março de 2024

Antiguidades

O quadro de Domingos Sequeira  A Descida da Cruz deverá estar em exposição na Feira de Antiguidades TEFAF (The European Fine Art Foundation) em  Maastricht, nos Países Baixos do dia 7 a 14 deste mês de março. Será posto à venda pela galeria espanhola Colnaghi de Madrid.

Se em Portugal o Estado não a conseguiu adquirir, agora nesta grande exposição internacional com tantos expositores, não auguro nada de bom para a possibilidade daquela obra regressar ao nosso país.

Quando visitámos a Casa de Amália em São Bento, entrámos num antiquário perto, que estava cheio de caixotes, pois estavam a embalar muitas peças para expôr  naquele certame nos Países Baixos.

A senhora foi simpática e deixou-nos admirar algumas peças riquíssimas. Vimos um quadro que o meu marido identificou como sendo de D. Maria I (uma escrivaninha por debaixo da pintura do mesmo período era muito mais interessante...), porém o que mais me tentou foi uma caixa indo-portuguesa do século XVI, cujo preço não era para a nossa bolsa.


Foi num antiquário em S. Bento que comprei, há cerca de trinta anos, esta cadeira para uma boneca antiga da minha filha. A boneca partiu a cabeça, mas a cadeira ainda é muito usada pelas crianças. E o meu sobrinho, que estava comigo na altura, nunca mais se esqueceu do preço que paguei...


Gostava muito de visitar um antiquário no Linhó, Sintra, onde comprei algumas peças bonitas, mas foi vendido e agora é uma casa estrangeira que vende mobiliário (bonito e caro) de piscina e jardim. 


Sem comentários:

Enviar um comentário