A minha Lista de blogues

sábado, 7 de maio de 2016

O meu chá









Este "chá" foi servido num hotel de 5 estrelas em Cuba.









Na Venezuela há também o costume de trazerem uma chávena de água com uma saqueta ao lado, quando pedimos um chá. Enquanto abrimos a saqueta e a colocamos na chávena, a água já não está suficientemente quente para o chá “abrir”.



Há cerca de um mês convidaram-me para tomar chá num dos bons hotéis que  há aqui e qual é o meu espanto, quando cada convidada recebeu o seu bule … de água.

Se pertencesse a uma qualquer inspeção hoteleira, isto seria o suficiente para baixar as estrelas do hotel… sou exigente com o chá.



Desde jovem aprendi a tomar chá com a minha mãe, que dizia, se uma pessoa não era muito educada “ deixa lá… não tomou chá…” O hábito de tomar chá passei-o à minha filha, que tem sempre um bule cheio no escritório.

Há uns trinta anos, fui passar férias ao Algarve e aluguei uma casa perto do bairro dos pescadores. Parti então, a fazer marcha atrás, uma assadeira de sardinhas colocada no meio da rua. Uma mulher, provavelmente a dona, começou aos gritos a dizer que eu tinha que pagar…estacionei o carro, perguntei-lhe quanto era e dei-lhe 150 escudos, dizendo para guardar o troco para tomar chá. Foi como se estivesse a falar chinês com a minha interlocutora - não percebeu nada – mas comentou, mais calma e em voz alta: “aquela estrangeira deu-me dinheiro para tomar chá”…

O meu sotaque madeirense (e agora está mais “suave”) pode enganar algumas pessoas. Lembro-me do primeiro ano, em que dei aulas, um aluno ter perguntado, no final da aula, se eu era inglesa, porque até em português falava como os ingleses… 


Fortnum & Mason (Londres), onde o chá é levado a sério.

Nunca fui ao  The Dorchester, uma "falha"...






Retrato de D. Catarina de Bragança (1638-1705), Rainha de Inglaterra, que introduziu o hábito de tomar chá na corte inglesa.

Retrato de W. Wissing (1656-1687) na Sala dos Contadores do Palácio das Necessidades 







Tenho muito orgulho em ser portuguesa e ter nascido na Madeira, onde se serve o chá como deve ser: em bule fervido…

Tenho alguns posts sobre chá, pois dou muita importância a esta bebida e tenho saudades de um chá especial, que a minha amiga Margarida trazia de Londres…




Uma simpática casa de chá em Canterbury.








Reid´s Hotel, Madeira, onde se serve o melhor chá do mundo.









3 comentários:

  1. O chá é uma boa bebida quando bem feito é uma autêntica delicia. Muitos são os sabores que podemos escolher e temos sempre um para cada ocasião.
    Também conheço esse provérbio " de não ter chá".

    ResponderEliminar
  2. Bom, eu agora só posso beber infusões.....tenho pena porque adoro um bom chá!

    ResponderEliminar