A minha Lista de blogues

sábado, 10 de setembro de 2016

As riquezas do Bom Jesus






O navio português "Bom Jesus" naufragou há 500 anos ao largo da costa da Namíbia. Julga-se que tentava passar o temido Cabo da Boa Esperança, a caminho da Índia. 

Os seus restos foram descobertos por mineiros da Namíbia, quando esvaziavam uma lagoa num deserto à procura de diamantes. Havia moedas de ouro avaliadas, hoje em dia, em cerca de 11,5 milhões de euros entre as riquezas que o “Bom Jesus” carregava. Foram ainda reveladas diversas peças em estanho, cobre e marfim, canhões de bronze, lingotes de cobre, instrumentos de navegação, como um astrolábio, talheres, utensílios de cozinha em cobre, (como um bule, provavelmente pertencente ao capitão do navio D. Francisco de Noronha), espadas, mosquetes e cinco âncoras naquele navio afundado em 1533. 

As moedas e todos aqueles artefactos de valor cultural e científico inestimável, encontrados em 2008, não foram ainda reclamados pelo estado português. Segundo o testemunho de um arqueólogo uma moeda em ouro, com o mesmo cunho das que se encontram guardadas no banco da Namíbia foi leiloada na Alemanha por 78 mil dólares.


Gostei muito deste programa do 6ª às 9 da RTP. Boa pesquisa. Espero que sirva de alerta para as autoridades portuguesas.

1 comentário:

  1. Seria muito bom que as autoridades portuguesas dispensassem um pouco de tempo para o nosso Património.

    ResponderEliminar