A minha Lista de blogues

quarta-feira, 12 de junho de 2019

Dia de Portugal 2019 em Bucareste




A celebração do Dia de Portugal em Bucareste realizou-se ontem com Fado de Coimbra, na Casa Radio, a sala de espetáculos da Rádio Nacional da Roménia. O anfiteatro tem capacidade para 800 pessoas e estava praticamente cheio. No site da Casa Radio havia um aviso que os bilhetes tinham esgotado. É uma bela sala com uma acústica excelente e um grande e bonito orgão como cenário de fundo.








Exposição de radios antigos





O concerto foi uma forma especial de celebrar a poesia, recordando Camões e o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen. Os músicos convidados vieram de Coimbra: Ricardo Dias (guitarra portuguesa), Nuno Silva (voz) e Luís Ferreirinha (viola).




Ricardo Dias, Nuno Silva e Luís Ferreirinha comigo, no palco, antes do concerto.

Os dois instrumentistas já tinham tocado em Caracas, antes da minha chegada (só fui ter com o meu marido uns meses depois, quando acabaram os exames na escola onde estava a trabalhar). Já tinham mostrado grande talento e, claro está, capacidade de adaptação a ambientes estrangeiros....

Antes de começar o concerto houve uma parte protocolar com o eng. Popescu, da Embaixada de Portugal, como mestre de cerimónias, anunciando os hinos da Roménia e de Portugal e os discursos do Embaixador e do convidado de honra, o Ministro para os Assuntos Europeus, que já tinha  estado em dois almoços de trabalho na Embaixada de Portugal, por ocasião de visitas de governantes portugueses.

Os espetadores podiam acompanhar o concerto através do programa, que continha uma mensagem do Embaixador, as biografias dos músicos e informações breves acerca da história do Fado de Coimbra e da Guitarra portuguesa e as poesias das músicas traduzidas em romeno e em inglês.






Houve algumas mudanças no programa. O vocalista, que se exprimia bem em inglês, teve o cuidado de informar o público, de maneira muito breve, acerca das peças apresentadas, umas só instrumentais e outras cantadas. Além da ótima execução, eram bem humorados. Quando o concerto se aproximava do fim agradeceram ao público a participação, pois, segundo disseram, éramos o quarto instrumento. Foi bonito. Aliás, se quisesse caracterizar o desempenho diria que foi musicalmente excelente e com muita classe. No final muitas pessoas da audiência puseram-se espontaneamente de pé a aplaudir,  o público delirou.







Fizeram dois encore e este concerto inolvidável terminou com Coimbra/Abril em Portugal. Para o público poder acompanhar, Nuno Silva ensinou, a brincar, 3 palavras em português " LA LA LA" e o público respondeu cantando.




Cheguei cedo  à Casa Radio e ainda fui espreitar o local, onde iria realizar-se a receção, depois do concerto. Pareceu-me muito bem arranjado. Ainda estavam a arranjar a mesa. A empresa contratada foi a mesma que serviu um almoço à Seleção Portuguesa de Rugby na Chancelaria da Embaixada de Portugal, o ano passado.



Ainda faltavam os cerca de 300 pastéis de bacalhau que foram feitos cá em casa...

(só uma parte dos espetadores teve convite para a receção)

























Foi com grande orgulho que participei, este ano em Bucareste, na celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Muitas pessoas vieram elogiar-me a sua organização e a originalidade do Fado de Coimbra. Foram também muitas as manifestações de agrado pelo concerto.  A maior parte das pessoas vestiu-se de acordo com a ocasião, elegantes, mostrando assim apreciação pelo convite. Os militares portugueses, fardados, deslocaram-se de longe, onde estão a trabalhar, para virem  celebrar este dia. Gostei igualmente de notar a presença de professores de português, quer do ensino secundário quer do universitário, acompanhados por alunos.

A Rádio, que teve o cuidado de fazer a promoção do espetáculo, ofereceu convites à Embaixada, para convidados oficiais e alguns foram comprados  pela Embaixada, organizadora do concerto, para distribuir às escolas e aos patrocinadores. A  parte restante foi vendida na bilheteira.   

Espero ter oportunidade de ouvir estes músicos tocar noutro local no estrangeiro, antes da minha reforma ou então em Coimbra, onde vive o meu filho com a mulher e os meus netos (não me posso esquecer que o meu último neto, com 8 semanas, é coimbrão). Um concerto com um trio é mais fácil de organizar, julgo eu, do que a vinda de um músico para tocar com uma orquestra e interpretar música de autores portugueses, como foi possível em Caracas por três vezes (com Pedro Meireles a tocar Luís Freitas Branco; António Rosado a interpretar João Domingos Bomtempo  e João Bettencourt da Câmara mais um concerto para piano e orquestra de João Domingos Bontempo e a Balada de Luís de Freitas Branco)





Creio que posso dizer que a celebração do Dia de Portugal  foi um sucesso. A Embaixada de Portugal em Bucareste está de parabéns! E eu estava feliz.













Fotografias:
M. Teresa R.
Cristina B.

Video:
Andre M.

Recordando outros posts do Dia de Portugal:

 em 2017,  2016, 2015, 2013

1 comentário: