A minha Lista de blogues

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Os números em russo

Hoje tivemos a terceira lição. O que li em cursivo estava bem, pois tinha praticado em casa, mas os nomes dos meus familiares tinham alguns erros. 

Quando lemos nomes na letra de imprensa tive muita dificuldade. Tenho de me dedicar mais a esse tipo de letra, o qual será o mais usado se quiser ler russo. Não me estou a ver a escrever cartas nessa língua... 

Também lemos uma vez os números de 1 a 10. Encontrei este sítio que dá para ouvir a pronúncia e vou praticar...de qualquer maneira têm lógica (como em inglês ou alemão) Ao contrário do francês,  não temos de fazer contas (4 vezes 20, para dizer 80!!).


Desta vez temos TPC. Escrever o nome dos nossos países:

Португалия (Portugal)


Испания (Espanha)


Россия (Rússia)


Tenho-me lembrado da minha aprendizagem de turco (esqueci quase completamente). Estudava numa associação turco-americana e aprendia tudo no momento. Tinha 30 e tal anos e as minhas colegas da idade que tenho hoje em dia, ou talvez mais novas. Lembro-me de chegar a casa frustrada e dizer à minha mãe que não percebia como é que podia haver pessoas com uma aberração tão grande para aprender uma língua, porque nem à terceira diziam certo. A minha mãe dizia que eu ia perceber mais tarde... Já percebi agora com o russo...realmente a idade tem muito que se diga...Com o turco ainda consegui dar a impressão de "fluente" a portugueses, que me visitaram...isso nunca vai acontecer com a língua russa. 

3 comentários: