Hoje, na Roménia houve a primeira volta da eleição para Presidente da República. As primeiras projeções apontam para que o atual Presidente Klaus Iohannis, que se recandidata, obtenha cerca de 39% dos votos (Partido Nacional Liberal) e, em segundo lugar, Viorica Dancila (Partido Social Democrata) ao redor de 22%.
A primeira vez que ouvi o presidente discursar foi no Dia da Europa, o ano passado e como fala pausadamente percebi o conteúdo e muitas palavras.
No dia 8 de março, a Primeira Ministra Viorica Dancila ofereceu um Mărțișor. a todas as senhoras presentes numa festa organizada pela Embaixada da Tunisia.
Foi Primeira Ministra da Roménia, desde janeiro de 2018 até à semana passada.
Na Roménia para se obter a vitória na eleição do Presidente da República é necessário mais de 50% dos votos dos eleitores recenseados (ao contrário de Portugal onde contam somente os votos expressos, tanto na primeira como na segunda volta). Assim, torna-se quase impossível evitar uma segunda volta na eleição presidencial e nesta já contam apenas os resultados obtidos, ou seja, ganha aquele candidato que alcançar a maioria simples.
Sem comentários:
Enviar um comentário