Ontem foi o Dia de S. Nicolau, precursor do Pai Natal, essa personagem jovial e feliz, que foi bispo de Myra, no sul da Turquia, onde viveu, há mais de 1600 anos. Tornou-se Santo, devido à sua bondade em ajudar os mais pobres dando tudo o que possuía, com atenção especial às crianças. Na Holanda chamam-lhe Sinterklass e é especialmente querido pelos mais pequenos. Foram os emigrantes holandeses, que introduziram a sua figura nos EUA. De início era representado com as vestes de Bispo. Mas, no início da década de 1930, um anúncio da Coca-Cola decidiu apresentá-lo, alegre e redondo com um fato vermelho, as cores daquela marca, com o objectivo de levar o público a consumir mais daquele refrigerante, também no Inverno. O sucesso foi grande e, hoje, este velhote bonacheirão de belas barbas brancas faz as delícias das crianças em todo o mundo. Nos EUA, por influência do nome holandês, chamam-no Santa Claus ou simplesmente Santa. No Reino Unido preferem chamá-lo Father Christmas.
A Lenda das Meias de Natal tem a sua origem nesta importante figura natalícia, cujo dia foi comemorado ontem.
Nesse mesmo dia, tenho sempre as decorações de Natal prontas. Este ano só decorei uma pequena árvore e tive de arranjar aqui alguns ornamentos, porque tenho tudo guardado em Portugal.
Achei engraçado este carocha, que foi o modelo de carro em que tirei as lições de condução e dei-lhe a matrícula do carro antigo do meu tio: BA 10-53...
FELIZ NATAL!
Sem comentários:
Enviar um comentário