A minha Lista de blogues

terça-feira, 25 de agosto de 2020

O incêndio da minha infância em 1965

Em 25 de agosto de 1988, deu-se o terrível Incêndio do Chiado, que os meus filhos recordam pelas fotografias da altura...

Lembro-me  ainda de um grande incêndio no Funchal, Madeira, quando era criança e que se julgava ser no Engenho do Hinton. Apesar da distância, da janela do meu quarto o cenário era medonho, devido às labaredas assustadoras. Não sei se eram só para os meus olhos de criança, ou se teria hoje  a mesma sensação de terror. De qualquer modo os adultos estavam preocupados, pois se fosse no engenho a possibilidade de explosões seria grande, assim como se fosse nos armazéns de vimes, propriedade da mesma família.



Os engenhos passaram a ser utilizados no final do século XIX, quando houve necessidade de desativar os antigos e produzir açúcar de maneira industrial, moderna, transformando a cana-de-açúcar em açúcar, melaço, aguardente de cana e etanol.




William Hinton (1817-1904) fixou-se na ilha em 1838 atraído, tal como outros britânicos  ali residentes, pelo seu clima ameno.








Em 1856, foi fundada por William Hinton & C.A. a Fábrica do Torreão, com a introdução da mais avançada tecnologia  e tornou-se referência internacional no ramo. Encerrou em 1986.




Em 2004, nos terrenos do antigo engenho foram inaugurados os Jardins de Santa Luzia. Em memória do período histórico de laboração do engenho ficaram expostas ao público a chaminé da antiga fábrica e as rodas metálicas.



Sem comentários:

Enviar um comentário