A minha Lista de blogues

quinta-feira, 30 de novembro de 2023

30 novembro: Dia de S. André e das Livrarias e Livreiros

Hoje, dia 30 de novembro, é o dia de Santo André, o padroeiro da Escócia e da Roménia.



Santo André no mosteiro junto à gruta do mesmo nome na Dobrogea, Roménia, em 2017.



Na biblioteca da Universidade de St Andrews em 2010, por ocasião de uma visita ao meu filho.

Hoje, celebra-se também o dia das Livrarias e Livreiros. O tempo esteve péssimo em Lisboa com muita chuva e vento, por isso não visitei nenhuma livraria, porém passei algum tempo à procura de um livro, que o meu marido queria consultar e não encontrámos. Gostaria de ter sido mais precisa na minha catalogação dos livros no Excel. Tenho o titulo, o(s) autor(es) a editora e a data gravados, mas depois o quarto, prateleira ou armário onde estão os livros não estão explicitos, o que torna por vezes muito dificil a procura de um livro...Precisam, aliás, de uma grande arrumação, pois como chegámos há pouco tempo do estrangeiro não tivemos ainda oportunidade de efetuar qualquer remodelação mais coerente, até porque trouxemos muitos livros connosco, resultantes da acumulação dos últimos nove anos que vivemos fora.



Na busca fiquei curiosa com este livro comprado nos EUA em 2003, pois já não me recordava dele.

Contudo, foi outro livro que me levou a uma segunda leitura. Encontrei-o de novo, quando fui buscar obras sobre o Natal: as memórias de Jimmy Carter sobre o Natal em Plains, na Géorgia (EUA), cidade onde nasceu há 99 anos, assim como a sua mulher Rosalynn, que morreu este mês aos 96 anos. Nas televisões americanas mostraram uma homenagem que lhe foi feita e apareceu o marido em cadeira de rodas, num estado muito grave, que me comoveu... Foi a filha Amy, ilustradora do livro, que falou sobre a mãe...


Na semana passada, passeando pelo Chiado, estive na livraria mais antiga do mundo, a Bertrand. É sempre um prazer entrar e estava bastante concorrida com portugueses e estrangeiros. 

Também fiquei a conhecer este mês, em Torres Novas, uma bela livraria alfarrabista Doutro Tempo, na Rua Carlos Reis. O proprietário Adelino Pires revelou-se um excelente e interessante conversador sobre livros.  


Sem comentários:

Enviar um comentário