A minha Lista de blogues

domingo, 26 de novembro de 2023

O nosso "Thanksgiving"

 


O Thanksgiving (dia de Ação de Graças) é das festas mais bonitas que aprendi a celebrar, quando vivia nos EUA (1999-2005). Nesse dia, um feriado sempre à quinta-feira (a quarta do mês de novembro) as famílias juntam-se para dar graças por tudo o que conseguiram alcançar.
Quando regressei ao ensino, depois de viver nos EUA, fiz questão de ensinar aos meus alunos a sua história.
Aprecio este espírito positivo, agradecendo o que conseguimos ter em vez de salientarmos só o que gostaríamos de ter (a politica não não faz parte da tradição neste ambiente festivo).
Como este ano o Natal dos meus filhos vai ser celebrado com os pais da minha nora e do meu genro, achei apropriado juntarmo-nos para um Thanksgiving à portuguesa.





O perú está sempre na ementa americana e também encomendei um desossado e recheado, que estava delicioso.

Em memória dos anos que passámos na Venezuela, o Pabellón Criollo também marcou a sua presença.
Ficou muito bom. Os plátanos eram um pouco massudos, diferentes dos de lá; mas a carne da "fraldinha" muito fácil de desfiar.

Só não houve as arepas com aquele queijo branco típico...

E não podiam faltar os quadradinhos de atum como entrada, um prato muito apreciado por toda a família.

Para sobremesa exagerei um pouco: a minha filha ofereceu-se para fazer a tarte de pecan com maple syrup, bem americana, eu fiz o cheesecake de abóbora e o imprescíndível pudim de Amêndoa de Natal, uma receita da minha mãe...



A minha neta mais velha escreveu os nomes para os marcadores

Não encontrei muita variedade de flores com cores outonais, mas mesmo assim fiquei satisfeita, porque para mim uma boa refeição festiva começa sempre com a decoração do centro de mesa.


Trouxeram-me à memória outros jantares no outono e a canção do Sérgio Godinho


Depois do almoço de ontem com a família reunida, houve muita brincadeira...





Os meus filhos na patinagem em 1993, na Turquia...

Sem comentários:

Enviar um comentário