A minha Lista de blogues

terça-feira, 21 de novembro de 2023

Da Cozinha para o Museu


Cimabue.Cristo ridicularizado, séc XIII

Cristo ridicularizado (1280) do pintor florentino Cimabue, foi encontrado na cidade francesa de Compiègne em 2019 na cozinha de uma idosa. O pequeno quadro de apenas 20 x 25cm chegou a valer quase 24,2 milhões de euros num leilão nessa altura; porém o governo francês interveio para bloquear a sua exportação, atribuindo à pintura o estatuto de "tesouro nacional" e angariou fundos para o comprar. Juntar-se-á assim à pintura de Cimabue "Maestà", muito maior, na coleção do Louvre e ambas as obras farão parte de uma exposição na primavera de 2025.

Apenas cerca de 15 obras de Cimabue são conhecidas. Cimabue (c.1240-1302?) é o pseudónimo do artista Cenni di Pepo, nascido em Florença. É conhecido por ter sido o mestre de Giotto, amplamente considerado como um dos maiores artistas da era pré-renascentista.

Enviaram-me esta notícia e passei uma boa parte da tarde a rever fotografias de Assis, onde vi muitos frescos de Cimabue e depois os catálogos de museus, que visitei, com obras suas (National Gallery em Londres, Uffizzi em Florença e a Frick Collection em Nova Iorque).


Interessante lembrar que a Virgem com o Menino e dois anjos da National Gallery, também tem uma história semelhante: a obra esteve perdida durante séculos, até que um aristocrata britânico a encontrou na sua casa em Suffolk.



Como diz Giorgio Vasari na sua bigrafia da vida dos artistas: Cimbabue foi enviado para Santa Maria Novella para um mestre que ensinava os novatos no "treino das letras", contudo em vez de se preocupar com o estudo da literatura, aquele artista passava o dia a desenhar homens, cavalos, casas e outras fantasias.

Cimbabue, depois de pintar um painel sobre S. Francisco num cenário em fundo dourado à volta do qual apresentou vinte pequenas histórias, como se fossem capítulos da vida daquele Santo, ganhou fama e foi para Assis, onde pintou na Basílica de S. Francisco muitas das abóbadas da Igreja Inferior e os murais da vida de Jesus Cristo. Na Igreja Superior pintou sobre a vida de Nossa Senhora.

Saudades da visita a Assis nas férias de Natal 2013-14.



Sem comentários:

Enviar um comentário