A minha Lista de blogues

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Museu do Dinheiro















O Museu do Dinheiro fica situado na Baixa, na Antiga Igreja de S. Julião, no Largo de S. Julião.






















O edifício pertence ao Banco de Portugal. Logo à entrada vêm-se vestígios da antiga igreja.



filme no museu sobre Lisboa antes do terramoto

A primitiva Igreja de S. Julião não se encontrava no local que ocupa hoje. Com a destruição causada pelo terramoto de 1755 a igreja foi reconstruída no local onde outrora se erguera a Patriarcal de D. João V, igualmente arrasada pela catástrofe.






 A reconstrução foi concluída em 1810. Seis anos depois, um incêndio destruiu o recheio do templo, que teve de sujeitar-se a novas obras, as quais se prolongaram até 1854.

Em 1910, o Conselho Geral do Banco de Portugal decidiu comprar a antiga Igreja de São Julião e os seus anexos, devido ao crescimento do Banco.  Em 2007, foi tomada a decisão de restaurar o edifício da Sede do Banco de Portugal, tendo em conta a necessidade de reabilitação geral do edifício.

O Museu do Dinheiro oferece uma experiência interativa que recorre à tecnologia multimédia para mostrar o seu acervo e assenta em núcleos temáticos .

A Muralha de D. Dinis



A exposição inicia-se na cripta da antiga Igreja de S. Julião. Nos finais do séc. XIII, Lisboa era um importante centro económico e de comércio sujeito a ataques vindos do mar. Para defender pessoas e bens, D. Dinis mandou construir uma muralha na zona ribeirinha da cidade. Ao longo dos séculos, muitos edifícios aproveitaram a solidez desta construção para aí apoiarem as suas paredes, entre os quais o Paço Real da Ribeira construído por D. Manuel no período dos Descobrimentos. 

Em 1755, o Terramoto de Lisboa danificou quase por completo a estrutura, que permaneceu soterrada mais de 250 anos.

Em 2010, as escavações arqueológicas realizadas durante a remodelação da sede do Banco de Portugal trouxeram o monumento de novo à luz do dia.

O inédito troço da Muralha, classificada como Monumento Nacional, convida-nos a uma viagem de mais de 1000 anos pela história de Lisboa. Animações em 3D reconstroem virtualmente os objectos expostos e fornecem informação sobre os artefactos encontrados.



Museu do Dinheiro











À entrada está exposta uma barra de ouro, enquadrada pela porta da antiga casa-forte













Apreciei tesouros numismáticos e objetos singulares e aprendi muitas coisas neste museu. Para as crianças que o visitam há muitos jogos interativos. Senti um grande orgulho, que este museu esteja na minha cidade.


Século XIII-XIV

Caixa Forte do  Banco de Portugal 1891


Escritório Namban Século XVI-XVII (Japão)





Sem comentários:

Enviar um comentário