A minha Lista de blogues

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Exposição a celebrar o Dia da Unificação

24 de janeiro é feriado na Roménia. Celebra-se a União dos Principados. Nesse mesmo dia em 1859,  Ioan Cuza (1820-1873) tornou-se o Príncipe  da Valáquia e da Moldávia, que se uniram e formaram a União dos Principados da Roménia. Em 1866, a nova constituição nomeou o país Roménia. Aquela união revelou-se o acontecimento decisivo para a formação do estado romeno.

Mais tarde, em 1 de dezembro de 1918, a Transilvânia, Banat, Crisana e Maramures uniram-se à Roménia. Esta data da  segunda União, intitulada a Grande União, transformou-se no dia Nacional da Roménia.








Hoje, fui à abertura de uma exposição no palácio Cotroceni, o qual, hoje em dia, tem uma parte museu, sendo a outra a residência oficial do Presidente da República. A mostra comemora o Dia da Unificação.  Apesar do convite feito a estrangeiros, os 55 minutos de discursos foram feitos só em romeno por cinco pessoas. A exposição foca sobretudo a vida do Príncipe Ion-Cuza naquele Palácio e tem legendas apenas em romeno. Visitou-se em 10 minutos.









Quando estive em Iași, em setembro do ano passado, visitei o palácio, onde viveu Ioan Cuza entre 1859 e 1862, hoje chamado O Museu da União.



Há muitos dias que não saía, porque tive uma grande inflamação nos olhos que me deixou de pálpebras inchadas e papos com olheiras. Apesar dos olhos ainda estarem vermelhos, já me sinto muito melhor.  Em Caracas tive uma infecção semelhante e o meu marido "diagnosticou" que devia ser alergia a alguma planta, devido à minha obsessão com a jardinagem, o que foi corroborado pelo médico. E agora, que nem tenho jardim?

Sem comentários:

Enviar um comentário